LAB II – Laboratório de Hadware.

O Laboratório da turma de Informática foi inaugurado e ganhou um almoxarifado próprio.

LAB II – Hardware

Pintado novamente e higienizado diariamente, o LAB II está em pleno funcionamento,

Cantinho Retrô

O velho K6 ao fundo trabalhou duro, nos anos 90, Ao seu lado, antigos softwares.

Anexo do LAB II

O aenexo do LAB II já está operante. O almoxarifado  foi inaugurado em 2022.

Até o ano de 2019 a escola contava apenas com o LAB I, na parte superior do prédio, destinado às aulas de informática dos cursos de administração de empresas e de contabilidade. Com a implementação do curso de informática voltado para o desenvolvimento de aplicativos surgiu a necessidade de atender às disciplinas de programação com equipamentos mais velozes e à nova disciplina de Manutenção de Hardware com um espaço próprio.

Assim, o laboratório de hardware foi inaugurado em 2021 e ganhou ferramentas e instrumentos de medição, equipamentos de proteção individuais (EPIs), mantas antiestáticas – nas mesas – conectadas ao circuito de aterramento do Laboratório, internet, quadro branco, monitores e um lote de máquinas para desmonte e testes provenientes do LAB I que teve todos os seus computadores e monitores substituídos por modelos mais velozes e com mais recursos para suportar as demandas do novo curso.

Após a primeira etapa concluída e a aprovação da equipe de fiscais da Delegacia de Ensino no final de 2019, sobreveio o lockdown em 2020, seguido das restrições, adiando, portanto, a inauguração do laboratório para o final de 2021.

Com o fim das restrições em 2022, na segunda etapa de implantação do laboratório, o LAB II recebeu o seu próprio almoxarifado. A conexão entre os dois ambientes facilitou o trânsito de professores e alunos e favoreceu a logística, assim como a manutenção e limpeza das salas. Um novo equipamento de ar-condicionado foi instalado e, aos poucos, o laboratório seguirá sendo incrementado.

Além das funcionalidades de um almoxarifado, o anexo do LAB II mantém um singelo museu de informática onde preservamos um desktop de 1998 equipado com processador K6, gabinete horizontal, monitor Samsung SyncMaster e uma impressora LX-300. O equipamento está acomodado em uma antiga estante de  metal. 


O LAB I foi totalmente reequipado em 2021

Além do velho K6, um móvel de madeira abriga uma biblioteca de softwares originais que vão de programas de gerenciamento escolar, passando pelo Turbo Pascal 7.0 for DOS e LInux versão Kurumin, ao windows 95 e seus muitos disquetes de instalação, além do famoso Windows NT Server.Todas as mídias estão impecavelmente conservadas e guardadas em suas caixas originais.

Entre os itens conservados estão algumas fitas de videocassete de treinamento como, por exemplo, instruções para o uso da famosa planilha Lotus 123. Esta planilha foi criada em 1983 por Mitch Kapor para rodar em computadores pessoais (Personal Computers ou PCs). A Lotus 123 é sucessora da antiga Visicalc (criada para o Apple II) e antecessora do conhecidíssimo Excel da Microsoft.

Aí está, portanto, o LAB II. Desejamos sucesso à nova turma de alunos de Informática, certamente, a que mais usará o novo laboratório. Acrescentamos que todo o esforço necessário para melhorar, ao máximo, as condições de aprendizado e trazer novas ferramentas técnico-pedagógicas sempre foram e continuarão a ser dispendidos, incansavelmente, por nossas equipes para que possamos formar e transmitir aos nossos alunos as competências e habilidades necessárias ao êxito de suas carreiras profissionais, fazendo jus à nossa missão de Educar e Formar Cidadãos e Profissionais de Bem.

Divisão de Conteúdo Digital Colégio Comercial de Caçapava

Texto: Ivan V. Franchi

Revisão de texto: Júlia Mafuz